Alho negro é produzido através do aquecimento do alho (Allium sativum) ao longo de várias semanas, um processo 100% natural, sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico.

Transformação do alho comum para o alho negro

O alho negro é um alimento funcional muito consumido na Ásia, principalmente no Japão. Há um grande número de pesquisas que procuram elucidar os efeitos do alho negro para saúde. Listamos abaixo alguns destes estudos.

ANTICANCERÍGENO

Com o crescente número de evidências relatadas para o efeito anticâncer do alho negro nas últimas décadas, alguns pesquisadores sugeriram que o alho negro poderia ser usado para prevenir e tratar o câncer gástrico, de cólon, pulmão e leucemia.

O mecanismo dos efeitos anticancerígenos do alho negro em diferentes tipos de cânceres é variado, incluindo a indução de apoptose, interrupção do ciclo celular e inibição do crescimento e invasão do tumor.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1021949816301727
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3917757/
https://www.researchgate.net/publication/51646846_Aged_black_garlic_extract_induces_inhibition_of_gastric_cancer_cell_growth_in_vitro_and_in_vivo

ANTIOXIDANTE

Segundo estudos, o alho negro possui capacidade antioxidante 10 vezes maior do que o alho in natura.

Os antioxidantes removem as espécies reativas de oxigênio, apresentando diversos efeitos farmacêuticos como: refrear a manifestação ou a metástase do câncer, inibir o aumento do colesterol do sangue, da pressão arterial e da taxa de glicose, melhorar a imunidade, a fadiga muscular, além de ter efeito antibacteriano, antiviral e antialérgico.

As espécies reativas de oxigênio possuem ligação direta com os fatores de manifestação de câncer, doenças associadas ao estilo de vida, doenças crônicas e o envelhecimento.

O método de processamento do alho negro tem um efeito notável no potencial antioxidante. A Gaialabs se destaca por realizar a separação dos dentes de alho, o que eleva a capacidade antioxidante.

YAMAGUCHI, M. O Alho Negro que previne o Câncer. Efeito antioxidante poderoso que repele as doenças associadas ao estilo de vida. Osaka: Health Nagi Bunko, 2014

AFINA O SANGUE

O alho negro é rico em um nutriente chamado “trissulfeto de metil alila” que pode inibir a formação de trombos, mantendo o sangue fino, melhorando a pressão alta e impedindo infartos e AVCs.

Em um estudo foi identificado que o alho negro melhorou o perfil lipídico sérico, como colesterol total, triglicerídeos, LDL e HDL em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura.

Cientistas mostraram que o alho negro envelhecido poderia melhorar o perfil lipídico no sangue em pacientes com hipercolesterolemia leve. Neste estudo, sessenta participantes foram divididos em dois grupos. Um recebeu 6g de alho negro envelhecido (cerca de 3 dentes de alho negro) e o outro recebeu placebo duas vezes por dia antes de uma refeição todas as manhãs e à noite por 12 semanas. Como resultado, o alho negro aumentou os níveis de colesterol HDL e diminuiu os níveis de um indicador para doença arterial coronariana em comparação com o grupo placebo no final do estudo.

Shunsuke Kimura, Yen-Chen Tung, Min-HsiungPan, Nan-Wei Su Ying-Jang Lai, Kuan-ChenCheng. Black Garlic: A critical review of its production, bioactivity, and application. 2017.  Journal of Food and Drug Analysis. Volume 25: Issue 1. P62-70​​​​​
YAMAGUCHI, M. O Alho Negro que previne o Câncer. Efeito antioxidante poderoso que repele as doenças associadas ao estilo de vida. Osaka: Health Nagi Bunko, 2014

ANTIDIABÉTICO

Em estudo foi identificado que o consumo de dieta contendo alho negro aumentou significativamente os níveis de insulina em 12,1% e diminuiu a glicose sérica em 8,7% em camundongos db/db, além de diminuir a resistência à insulina.
Além disso, a hiperglicemia no estado diabético aumenta o estresse oxidativo e a terapia antioxidante pode ser fortemente correlacionada com a diminuição dos riscos de complicações diabéticas.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2788179/

ANTI-OBESIDADE

O alho negro é conhecido como um importante ingrediente lipídico e redutor de peso. Em estudos, foi observado que o alho negro poderia reduzir o peso, diminuir a gordura renal e epididimal, atenuar a dislipidemia, reduzir no nível plasmático os níveis de lipídios totais, colesterol total e triglicerídeos e o aumentar o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL). 
Uma das explicações para o efeito anti-obesidade do alho negro é a regulação negativa de fatores de transcrição e enzimas relacionadas às sínteses de gordura e colesterol. Outros estudos sugerem que a capacidade anti-obesidade se relaciona à regulação da lipogênese, biossíntese de adipocinas, oxidação de ácidos graxos e ao transporte de ácidos graxos e glicose e lipólise no tecido adiposo e no fígado.

https://www.intechopen.com/books/medicinal-plants-use-in-prevention-and-treatment-of-diseases/black-garlic-and-its-therapeutic-benefits
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4317477/
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1021949816301727

AUMENTA A IMUNIDADE

Como não foi observada citotoxicidade nos extratos de alho negro contra células tumorais Meth A em um ensaio de cultivo misto (Sasaki et al. 2007), foi pressuposta a presença de outros mecanismos antitumorais, como a associação do sistema imunológico para erradicação de células tumorais.
Em um estudo foi observado um aumento na atividade de citocinas, Th1 IFN-, TNF- e NO e células NK, cruciais na eliminação células nocivas, como células tumorais, células infectadas por vírus, entre outros.

Wang D., Feng Y., Liu J., Yan J., Wang M., Sasaki J., & Lu C. (2010). Black garlic (Allium sativum) extracts enhance the immune system. Medicinal and Aromatic Plant Science and Biotechnology, 4(1), 37–40. 
https://healthtechnology.ch/wp-content/uploads/2017/10/black_garlic-Unlocked-by-www.freemypdf.com_.pdf

MAIS VITALIDADE, MENOS FADIGA

O consumo de alho evita o cansaço e aumenta a resistência à fadiga.

Os componentes do alho absorvidos pelo corpo entram em nossas células, agem no retículo endoplasmático para torná-lo mais ativo e estimula a sintetizar o maior número de proteínas possíveis.

O alho tem o efeito de tirar o cansaço rapidamente e de forma integral. É por isso que, no Japão, ele é conhecido como remédio para recuperação da fadiga.

Quando a vitamina B1, que é imprescindível para a recuperação de fadiga, se junta com a alicina, um componente do alho, esta se transforma em um elemento chamado alitiamina, também conhecido como B1 do tipo “ativo e contínuo”, que dá mais vigor ao corpo.

YAMAGUCHI, M. O Alho Negro que previne o Câncer. Efeito antioxidante poderoso que repele as doenças associadas ao estilo de vida. Osaka: Health Nagi Bunko, 2014

ALHO COMUM X ALHO NEGRO

O alho (Allium sativum) possui excelente valor nutricional, contendo em sua composição vitaminas do tipo A, B2, B6 e C, aminoácidos, enzimas, compostos biologicamente ativos e minerais como ferro, zinco, selênio e iodo. Seus diversos benefícios à saúde são geralmente atribuídos à presença de compostos organosulfurosos. O alho fresco possui quase o quádruplo de compostos organossulfurados do conteúdo encontrado na cebola, brócolis e couve-flor (considerados fonte desses compostos) (HOLUB et al., 2002, apud SILVA et al., 2010). Entretanto, o consumo do alho in natura pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo anemia, alterações na microflora intestinal e redução dos níveis de proteína sérica – o que não acontece com o alho negro.

A alicina é um princípio ativo presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais. No entanto, a alicina é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou secado (PEDRAZA-CHA-VERRI et aI., 2006).

A fermentação do alho converte a alicina em S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante. O SAC tem o dobro da capacidade antioxidante e é comprovadamente melhor absorvido pelo corpo que a alicina.

https://www.researchgate.net/publication/305174918_Alho_negro_caracteristicas_e_beneficios_a_saude
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122168/000810920.pdf?sequence=1

Atenção: O alho negro é um alimento seguro que pode ser consumido sem prescrição médica.
Porém, aconselhamos que converse com seu médico antes de utilizá-lo.

× Como posso te ajudar?