BENEFÍCIOS POTENCIALIZADOS

Alho comum x Alho negro

O alho (Allium sativum) possui excelente valor nutricional, contendo em sua composição vitaminas do tipo A, B2, B6 e C, aminoácidos, enzimas, compostos biologicamente ativos e minerais como ferro, zinco, selênio e iodo. Seus diversos benefícios à saúde são geralmente atribuídos à presença de compostos organosulfurosos. O alho fresco possui quase o quádruplo de compostos organossulfurados do conteúdo encontrado na cebola, brócolis e couve-flor (considerados fonte desses compostos) (HOLUB et al., 2002, apud SILVA et al., 2010). Entretanto, o consumo do alho in natura pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo anemia, alterações na microflora intestinal e redução dos níveis de proteína sérica – o que não acontece com o alho negro.

A alicina é um princípio ativo presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais. No entanto, a alicina é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou secado (PEDRAZA-CHA-VERRI et aI., 2006).

A fermentação do alho converte a alicina em S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante. O SAC tem o dobro da capacidade antioxidante e é comprovadamente melhor absorvido pelo corpo que a alicina. Os benefícios do SAC são vários: fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde cardiovascular, ajuda na regulação da pressão arterial, antioxidante natural, diminui o estresse oxidativo relacionado ao envelhecimento, entre outros.

Alho negro e seus múltiplos benefícios

Um estudo publicado no Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NCBI, na sigla em inglês), em março de 2014, mostrou que o alho negro é capaz de inibir a proliferação de células malignas em casos de câncer do cólon. No Japão, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Showa elencaram mais de 20 propriedades medicinais dessa iguaria. Segundo eles, este alimento retarda o envelhecimentocombate o colesterol ruimprevine a diabetescombate prisão de ventre e gripesmelhora dores de estômago, a insônia e a circulação sanguínea.

Para saber mais sobre pesquisas a respeito do alho negro e seus benefícios, temos disponível o livreto O Alho Negro na prevenção do câncer. Efeito antioxidante poderoso que repele as doenças associadas ao estilo de vida escrito pelo Dr. Mutsuo Yamaguchi.


Um superalimento

Anti diabético

Estudos recentes sobre o consumo de alho negro envelhecido por animais (5% p/v) mostraram uma melhoria da resistência à insulina.
Pesquisadores estudando o efeito antioxidante do alho negro envelhecido em modelo animal de diabetes tipo 2, observaram que o alho negro envelhecido teve um maior efeito antioxidante, o que sugere que seu consumo
também poderia ser útil para prevenir complicações resultantes da Diabetes.

Poderoso antioxidante

Como dito anteriormente, o alho negro contém uma quantidade abundante de compostos antioxidantes como polifenóis, flavonóides, alcalóides e compostos organossulfurados, como a S-alil cisteína. Estes compostos contribuem para a diminuição do stress oxidativo, prevenindo
assim diversas doenças como
a diabetes, o câncer, o Parkinson, o
Alzheimer, e mais.

Anti cancerígeno

Com o crescente número de evidências relatadas para o efeito anticancerígeno do alho negro nas últimas décadas, alguns pesquisadores sugeriram que o alho negro poderia ser usado para prevenir e tratar o câncer gástrico, de cólon, pulmão e leucemia. O mecanismo dos efeitos anticancerígenos do alho negro em diferentes tipos de cânceres é variado, incluindo a indução de apoptose, interrupção do
ciclo celular e inibição do crescimento e invasão do tumor.

Ajuda a emagrecer

Em 2015, estudos mostraram que a dieta suplementada com extrato de alho negro não só poderia reduzir o peso, mas também diminuir a gordura renal e epididimal, e atenuar a dislipidemia induzida pela dieta rica em gordura. Também foi observada uma diminuição no nível plasmático de lipídios totais, colesterol total e triglicerídeos, aumento do colesterol bom (HDL) e redução da glicose e da insulina nos níveis plasmáticos de uma dieta rica em gorduras.
A combinação de alho negro e exercício mostrou um efeito maior na diminuição da gordura visceral, gordura epididimal e peso do fígado em comparação ao grupo isolado com exercícios em estudo com ratos
.

Melhora a circulação

Em um estudo humano de 12 semanas (placebo) envolvendo 60 pessoas, 30 delas receberam 6g de alho negro 2 vezes ao dia antes das refeições. Foi detectado um aumento nos níveis de colesterol bom (HDL) em comparação com o grupo placebo no final do estudo.
Os altos níveis de compostos organossulfurados do alho negro também relaxaram os vasos sanguíneos, o que leva a uma pressão arterial mais baixa. Em estudo de 12 semanas com 79 pacientes com pressão alta, onde houve a ingestão de 2 ou 4 comprimidos de alho negro por dia, a pressão sanguínea diminuiu para a média de 11,8 mm Hg.

Evita a fadiga

O alho negro tem a capacidade de remover o excesso de amônia no corpo, que é dito ser uma causa de fadiga, e ele também é muito eficaz para melhorar o desempenho nas atividades físicas.
Os componentes do alho absorvidos pelo corpo entram em nossas células, agem no retículo endoplasmático para torná-lo mais ativo e estimula a sintetizar o maior número de proteínas possíveis. No Japão, ele é muito consumido como remédio para recuperação da fadiga.


Consumo diário recomendado

Pelos menos duas unidades de dente de alho negro ou duas cápsulas de alho negro por dia.

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